quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Presépio

Como todos os anos os Acólitos criam o seu presépio na Igreja aos pés do altar do Sr. dos Paços, este ano como não podia deixar de ser diferente, foi na passada segunda-feira dia 03 de Dezembro que voltamos a fazer o nosso presépio.

Desde alguns tempos a esta parte temo-nos guiado sempre por temas para contruir o presépio que dá ainda mais beleza à nossa cada vez mais bela igreja, este ano guiamo-nos pelo tema da natureza por ser um tema que esta muito em voga e a ser tão falado devido às alterações climáticas e mesmo aos incêndios.


Pela primeira vez conseguimos colocar o nosso presépio de pé, no mesmo dia sem correria, devido à preciosa ajuda de todos os que compareceram para nos ajudar nem que não fossem para nos ajudar pelo menos para ver como o presépio é feito e aprender para nos proximos anos não serem sempre os mesmo e os mais velhos a dar o corpo, mesmo que não ajudassem foi importante a presença de todos os que lá estiveram, o marcar presença e fazer sentir que aquilo que aquele presepio também é deles é importante, contudo e como sempre é de salientar que faltaram muitos e o mais incrivel e ao mesmo tempo bom sinal é que nas actividades comparecem mais novos acólitos (que ainda não o são) do que os próprios acólitos... Dá para pensar...


Mas o importante é que o presépio está pronto, está bonito e merece a visita de todos nós.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Café Concerto


Foi no dia 04 de Novembro que acabou o Fim-de-Semana Cultural "São Félix ao Encontro da Cultura", com um Café Concerto. No Palco actuaram 3 acólitos.
Foram o orgulho e a esperança de todos nós.
Tiveram a coragem de enfrentar os comentários dos São Félixmarinhenses e encantaram pelas melodiosas musicas (algumas já há muito esquecidas!!) e pelo bom humor com que lidaram com o publico.
Correu tudo muito bem apesar da pouca afluencia do povo e também a fraca comparencia dos restantes acolitos... nem parece que foi o grupo de acolitos a organizar. Porque será???
Apesar disse tivemos uma bela plateia que interagia com o grupo e que não arredou pé até terminar o espectáculo, que, neste caso, foi com a graciosa musica dos Adiafa "As meninas da Ribeira do Sado".
Esperamos sinceramente que na proxima iniciativa realizada mais de nós estejam presentes e activos, que não sirvam os acólitos só para passear.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Noite de Tunas

Depois do sucesso da Noite de Danças de Salão, seguiram-se as Tunas no Sabado dia 3 de Novembro. Foi simplesmente espectacular. 5 Tunas (1 Mista, 2 Femininas e 2 Masculinas) abrilhantaram a Noite de todos aqueles que sairam de suas casas para assistir aquele maravilhoso espectaculo.
A brincadeira, o canto e a dança invadiu todo o palco do Salão, onde se realizou este evento. A noite abriu com a AmizTuna, que mesmo desfalcada nos seus elementos trouxe alegria e entusiasmo ao nosso publico, depois de uma Tuna Masculina veio uma feminina a K'Rica Tuna, que encantou os nossos espectadores com as suas habilidades com as bandeiras, e para terminar a primeira parte da noite a Tuna Mista que veio de Oliveira do Douro e nos presenteou com um belo espectaculo que fez enxer o olho ao nosso publico e faze-lo esperar pelo que viria na segunda parte.
O salão estava repleto e bastante cheio foi, como era de esperar, o dia em que tivemos maior assistencia e uma assistencia que sem duvida ficou apaixonado pelo excelente trabalho das Tunas.
A segunda parte abriu com mais uma Tuna Feminina desta feita a Tunoterapia que apresentou bastantes musicas de todos conhecidas mas com o toque especial que aó uma tuna sabe dar, foi no seguimento das outras um optimo espectaculo, para terminar actuaram os dentistas de Serviço, a Dentuna (Tuna Academica da Faculdade de Medicina Dentaria da U.P.) fechou com chave de ouro e sem duvida um grandioso espectaculo ao ponto de o publico pedir mais e mais foram uma 3h a 3.30h muito bem passadas, sinceramente nem se deu pelo tempo passar. A apresentação desta noite ficou ao encargo de 5 Academicos (4 Meninas e 1 Rapaz): a Bárbara e a Raquel do Ciclo de Aveiro; a Sónia de Leiria; a Carla de Viseu e o André do Porto, estiveram quais Malato e Bárbara Guimarães, eximios na apresentação das Tunas.
Mais uma vez o nosso muito obrigado pelos que tornaram possivel este grande espectaculo.
E tal como na sexta feira quem ficou em casa ou não se dirigiu ao salão nem sonha a maravilha de espectaculo que perdeu.

sábado, 3 de novembro de 2007

Noite de Danças de Salão


Foi dia 02 de Novembro que o Grupo de Acólitos iniciou o seu fim de semana cultural "São Félix ao Encontro da Cultura", com uma espectacular demonstração de vários tipos de Dança. Tivemos em Palco 9 magnificos pares vindos da Escola de Danças de Salão De Nogueira da Regedoura e da Academia Pedro Sousa, um espectaculo apresentado pela Silvia Rocha e a Susana que foram eximias nestas lides da apresentação. Foi um espectaculo de enxer o olho a todos os que num dia de sexta feira decidiram sair de suas casas e rumar até ao Salão Paroquial Pe. João Moreira para ver algo de inovador em São Félix da Marinha.
A noite abriu com duas danças clássicas, únicas da noite, o Tango que transmite uma atmosfera de expectativa intensa e logo de seguida a Valsa Inglesa com todo o seu glamour e paixão, estas duas danças que foram tão bem coreografadas pelo Leandro e a Linda Rosa. Depois do clássico passamos a algo mais atrevido, alegre e despreocupado, ou seja, o Cha-Cha-Cha, tivemos umas estonteantes 7 participações dos pares Manuel Reis e Sara Rocha; Marco Moreira e Clara Viana; Sergio Almeida e Mónica Silva; Daniel Oliveira e Marta Oliveira; Leandro e Linda Rosa; Rui Ramos e Daniela Bernardo e Ricardo Amaral e Helena Tavares e depois destas demonstrações nada melhor do que ver se o publico presente aprendeu alguns passinhos, os dançarinos convidaram o publico a danças com eles. Depois do Cha-Cha-Cha um ritmo ligado ao Brasil, o Samba que foi apresentado pelo Manuel Reis e Sara Rocha; Marco Moreira e Clara Viana; Sergio Almeida e Mónica Silva; Daniel Oliveira e Marta Oliveira; André Silva e Inês Alves e Ricardo Amaral e Helena Tavares. Logo de seguida e sem mais demora passamos para a Rumba muitas vezes designada de "Dança do Amor" e este amor pela dança levou o Marco Moreira e Clara Viana; Manuel Reis e Sara Rocha; Rui Ramos e Daniela, André Silva e Inês Alves e Ricardo Amaral e Helena Tavares a fazer uma demonstração única desta Rumba. O Paso Doble não ficou esquecido entre as nossas danças e o Manuel Reis e Sara Rocha; Marco Moreira e Clara Viana; André Silva e Inês Alves e Ricardo Amaral e Helena Tavares deram-nos uma contagiante demonstração deste estilo de dança e ficamos sem duvida a perceber a ligação desta dança ao toureio (Como disse um dançarino: Basicamente o Paso Double é o Homem ser o Toureiro e a Mulher a capa que ele tem de domirar). Como as pernas ja pesavam um bocadito o intervalo no nosso espectaculo foi sem duvida necessário, mas a vontade era tanta que logo, logo regressaram as danças e com um electrisante Jive que o Manuel Reis e Sara Rocha; Marco Moreira e Clara Viana; André Silva e Inês Alves e Ricardo Amaral e Helena Tavares fizeram questão de dar uma linda e contagiante demonstração desta dança. Depois do Jive entramos numa parte da nossa noite mais quente e picante, ou seja, a Salsa que não faltou para temperar esta noite maravilhosa e que apimentou a noite foram os pares Rui Ramos e Daniela Bernardo e Ricardo Cunha e Raquel Santos. Para não quebrar este ritmo picante, quente cheio de sensualidade, seguiu-se uma Kizomba, o ritmo da moda onde o Ricardo Cunha e Daniela Bernardo e Ricardo Cunha e Raquel Santos nos contagiaram tanto que até o público teve direito a uma faixa de Kizomba para abanar a "bundinha" e sentir estes ritmos quentes de Africa. Para terminar o Merengue com um ritmo veloz e malicioso em que o Rui Ramos e Daniela Bernardo e Ricardo Cunha e Daniela Bernardo montraram-nos bem como se dança o merengue que até tivemos tempo, mais uma vez, de convidar a plateia a dançar para fazer a Roda do Casino - Merengue a noite termiva com os habituais agradecimentos e entrega de lembras a todos os pares presentes disse terminava porque tivemos um presente do par Ricardo Cunha e Raquel Santos, eles que depois das despedidas fizeram uma mistura de vários tipos de dança numa só faixa e tivemos 5 minutos de puros arrepios com a beleza das danças e mudanças subitas de ritmo.
O nosso muito obrigado a todos os que tornaram possivel este espectaculo.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Reacções ao Passeio-Convivio





Sara Fidalgo - Foi um dia que correu bem, tanto em relação às visitas realizadas como ao convívio gerado entre todo o pessoal. É para repetir!

Ricardo Brandão - Para mim foi um passeio muito bom e deu para encontrar locais novos.

Cristiano - O passeio foi bom e deviamos fazer mais convivios para estarmos juntos.

Carla Brandão - Foi um passeio muito interessante, pelo que visitamos e pelo convivio entre os presentes. Acho que foi um dia bem passado. É uma iniciativa a repetir.

Armando - Graças a Deus!!! Que bom, este grupo "Familia" passear juntos a um Domingo. Acho que deveria repetir-se mais vezes. Gostei muito. E devo dar os parabéns aos coordenadores.

Raquel - Para ser sincera eu acgo que não gostei assim muito do passeio... Porque Adorei!! Foi fantástico o convivio, o conhecer novos sitios e relembrar os já conhecidos. Por mim é um dia a repetir!

Susana - Acho que foi um passeio muito agradavél e cultural. E, aproveito para agradecer à Lidia Raquel pelo convite. Obrigado. Adorei!

André Santos - Primeiro de tudo não posso esconder a revolta que vai dentro de mim devido ao... resultado da tarde. Foi uma orientação tendenciosa por parte da Sara. Numa palavra... Escândalo! Quanto ao resto do dia... Se o objectivo foi reunir o grupo de acólitos, esse item foi claramente atingido uma vez que a adesão foi elevadissima. O grupo sai fortalecido e é também de louvar a presença do Sr. Padre Paiva. Parabens aos Coordenadores.

Daniel - Foi um pouco Cansativo mas gostei muito. Foi um passeio bastante agradavel. Foi bom para coviver um pouco mais com os futuros acolitos.

Vânia - Foi um passeio bastante agradável, cansativo mas foi um Domingo diferente.

Miguel - Gostei bastante. Surpreendeu-me pela positiva.

Simão - Gostei mesmo muito. Gostava de repeti, isto foi altamente. :-)

Zé Pedro - Um dia bem passado e bem organizado. Correu em grande, diverti-me imenso. A repetir.

Ana Margarida - Adorei este passeio, é bom fazermos coisas diferentes. É para repetir.

Fabiana - Gostei Bastante. Foi melhor do que eu pensava. Diverti-me muito.
Diana Fidalgo - Adorei! Foi mesmo altamente! Diverti-me como nunca! Adorei mesmo! :-)

Sara - A viagem foi muito fixe. Adorei!

Francisco (Chico) - Só tres palavras justificam tudo. Foi muito espectacular.

Joel - Foi um pouco cansativo mas foi divertido, para a proxima menos escadas sff.

Pedro - Foi interactivo, dinâmico, porreiro e sensacionalmente espectacular, mas muito interessante! :-)

Lurdes - Adorei o passeio, conheci coisas novas e deu para conhecer alguns acólitos, Concordo plenamente que haja muitos mais.

Vasco - Tirando o facto de que me doem as pernas, o resto foi optimo

Elsa - Gostei e achei bastante interessante conheci lugares e pessoas que não conhecia antes.

Ana Maia - Adorei, pois aprendi muitas coisas que não sabia sobre Braga.

Sara Quintas - Gostei muito do Passeio.

Catarina e Hugo - Foi uma fonte de inpiração. Adoramos :-)

Jéssica - Adorei o passeio... Um convivio unico. Adorei!

Carina - Gostei muito do passeio, Foi muito giro.

Sonia, Zé Luis e Liliana - Gostamos muito do passeio, achamos que devemos repetir nos proximos anos. Houve interação do pessoal, que era a finalidade. O balanço é muito positivo. Parabens à organização. :-)

Benvindo - Parabéns a toda a organização. Foi um dia bem passado e muito cultural. Espero que no próximo ano continuemos com o mesmo espírito e que a aventura continue. De preferência com a participação de todos os acólitos de São Félix da Marinha. Aos organizadores mais uma vez um “balente” abraço de apreço.

Bárbara - Apesar de não ser acólita, adorei o passeio, adorei o convivio, adorei tirar fotos, adorei subir escadas, adorei tar com o meu amor, adorei ir ao Bragashopping comer vitela, simplesmente adorei tudo. Foi um passeio muito bem organizado, desde ja dou os parabens aos coodenadores, visitei sitios lindíssimos com paisagens fantásticas... resumindo: foi um domingo muito bem passado. Fico à espera do proximo... espero k não demore a chegar!!!

Obrigado por todas estas reações ao passeio convivio, um facto que tiramos de todos estes comentários é que temos de repetir estes passeios, trataremos de não vos desiluir. Contudo ainda faltam aguns comentários podem adiciona-los no link dos comentários e se não conseguirem enviem para o mail: acolitos.sfm@gmail.com que dps eu adiciono-os nesta mesma pagina.


Rescaldo Passeio-Convivio




Cansados... Foi assim que todos terminamos o nosso passeio convivio dia 14 de Outubro. Cansados mas espero que também muito felizes e satisfeitos pelo passeio e pelo convivio.
Era por volta das 9:30h quando partimos do salão em direcção a Braga (centro histórico) as 10:30h lá chegamos ao Arco da Porta Nova e caminhamos até à Sé... Uma beleza inconfundivel no centro da história de braga entramos pelas traseiras da Sé e visitamos o claustro da Sé com um jardim central lindissimo e paineis maravilhosos, entramos en todos as portas que viamos e encontramos a Capela das Reliquias, mas que reliquia ver todas aquelas Reliquias uma mais bela que a outra, em seguida entramos numa sala onde tinham varios tumulos de bispos de Braga, depois entramos na Sé uma catedral enorme com uma riqueza linda e maravilhosa, contudo o que mais sobressai na parte central é o grandioso Orgão de Tubos com 2400 tubos alguns dos quais dentro de água para dar um som identico com o canto dos rouxinois. Saimos da Sé e fomos dar uma volta onde passamos pela Torre de Menagem, o Museu Pio XVII (acho que não tou enganado), os Bombeiros Voluntários de Braga e regressamos à Sé por uma outra rua, subimos mais um bocadito e voltando à esquerda vimos um jardim de uma beleza estonteante, onde pudemos usufruir da beleza do jardim, tirar umas belas fotos e refrescarmo-nos um bocadito no chafariz que tinha mesmo no centro do jardim.E assim passamos 2 horas pois às 12:30h saimos para ir ao Bragashopping onde almoçamos e pudemos passear até as 14:00h.
Às 14:30h chegamos ao Bom Jesus, onde a nossa primeira tarefa e talvez a mais dificil, foi subir toda a escadaria monumental do Santuario 591 escadas feitas a um ritmo sempre muito certo com capelas lindas, chegados la ao cimo do Santuário pudemos descansar, andar de barco, de cavalo e passear pela aqueles jardim fantasticos e sempre lindos.
A meio da tarde, pelas 16:00h fizemos então o nosso jogo "A Caça ao Tesouro" onde, quem fez o percurso em menos tempo percorrendo todas as cidades e encontrando o tesouro foi o Grupo 2 (Liderado pela Sónia), ao nível das pontuações a ordem de grupos foi, Grupo 1 - 300 Pontos (Liderado pelo Miguel), Grupo 2 - 290 Pontos (Liderado pela Sónia), Grupo 4 - 280 Pontos (Liderado pela Raquel) e Grupo 3 - 270 Pontos (Liderado pela Catarina) muitos parabens aos Vencedores.
Para terminar o nosso dia vomos num instante ver o Santuário de Nª Srª do Sameiro, onde pudemos ver uma bela vista da cidade de Braga, pudemos subir ao Zimbório de onde se tem uma noção fantástica de tudo o que nos rodeia, entramos no Santuário onde se contempla um belo altar todo bem trabalhado em granito e o Sacrário completamente feito em prata, descemos à cripta onde pudemos ver o que resta da imagem de Nª Srª do Sameiro, que foi completamente destruida e com que por milagra a cabela linda ficou intacta. Antes de entrar no autocarro para sairmos em direcção às nossas casas fizemos um pequeno piquenique onde nos divertimos bastante, depois saimos cansado mas felizes pelo dia maravilhoso que passamos juntos.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Outono Cultural: São Félix ao Encontro da Cultura


O grupo de Acólitos está a organizar um fim-de-semana cultural onde terá Danças, Tunas e um Café Concerto.

Este evento do grupo de Acólitos que se quer que seja apartir de agora um evento de todos os anos, está incerido no programa do Outono Cultural que é levado a cabo pela AJOVEM a quem agradecemos pelo apoio e pela incersão deste nosso evento neste programa do Outono Cultural que vai de 02 de Novembro a 09 de Dezembro.

Esta iniciativa pertende nada mais que trazer mais uma lufada de ar fresco a São Félix da Marinha, mostrar e dar a conhecer novas coisas e novas pessoas.

Mas também esta actividade quer mostrar que afinal o grupo de acólitos existe e não só para estar a ajudar nas eucaristias mas também para patrocinar bons e belos momentos de lazer para todos.

Não Faltem a este evento.

Os bilhetes vão estar à venda no São Paroquial Padre João Moreira - São Félix da Marinha ou pelo e-mail do grupo: acolitos.sfm@gmail.com


Obrigado

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Passeio-Convivio


Domingo dia 14 de Agosto de 2007 o Grupo de Acolitos vai realizar um passeio convivio até Braga.

Sairemos logo bem cedo, às 9:30h, até porque é de manhã que se começa o dia.

A parte da manha será para um conhecimento historico-cultural de Braga, onde tomaremos conhecimento de certas curiosidades que muitas vezes desconhecemos por mais que visitemos e conheçamos o sitio.

Depois do Almoço iremos até ao Santuario do Bom Jesus, que é a joia da coroa de Braga, passaremos la a tarde onde termos alguns jogos contudo o que terá mais relevo vai ser a famosa caça ao tesouro.

Ás 20:00h estamos novamente em casa e espero que felizes e satisfeitos com o passeio convivio.